Descubra a seguir como a Aposentadoria Especial funciona, veja os pré-requisitos, e descubra como realizar a sua solicitação.
A Aposentadoria Especial trata-se de uma categoria de remuneração, foi criada para atender os trabalhadores que passaram por riscos biológicos, químicos e físicos por um determinado tempo em seus empregos.
Assim, sua finalidade é reconhecer a dedicação e esforço dessas pessoas.
Contudo, é possível contar com uma aposentadoria antecipada, além dos valores disponibilizados serem mais elevados do que os de uma aposentadoria comum.
Dessa forma, caso você tenha trabalhado em situações prejudiciais à saúde ou à integridade física, você pode ter acesso à Aposentadoria Especial.
Ou seja, caso você tenha passado por essas condições no seu antigo emprego, é possível contar com uma revisão diferenciada da sua aposentadoria e aproveitar o descanso mais cedo.
Assim, é disponibilizado o amparo apropriado financeiro da Segurança Social.
Todavia, como é um benefício do Governo Federal, é necessário analisar e entender o máximo de informações, além de saber quais são os requisitos solicitados.
Para isso, continue a seguir e conheça as vantagens disponibilizadas e veja como funciona.
Como funciona a Aposentadoria Especial?
Para ter acesso à aposentadoria especial, basta concluir algumas etapas, e a primeira delas é conferir se você está de acordo com os requisitos necessários.
Assim, são considerados o tempo de exposição e de contribuição às condições prejudiciais à saúde.
Será preciso também que você apresente a sua documentação para o INSS verificar se você cumpre os requisitos.
Caso o benefício esteja disponível para você, será possível receber o valor da Aposentadoria Especial todo mês.
Todavia, caso você tenha tido um resultado negativo com a solicitação, será possível recorrer à justiça para reavaliar a decisão.
Assim, a Aposentadoria Especial não pode ser solicitada em alguns casos, tais como: tempo de contribuição insuficiente para a categoria, trabalhos que não exijam condições prejudiciais à saúde, ou caso as provas sejam inexistentes ou não comprovem as condições prejudiciais.
Quais são as vantagens?
Através da Aposentadoria Especial do INSS é possível acessar diversas vantagens e funcionalidades, em comparação à aposentadoria tradicional. Veja a seguir quais são elas:
- Idade mínima menor do que as outras formas de aposentadoria;
- O tempo de contribuição é reduzido entre 14 a 25 anos;
- O valor da aposentadoria especial pode ser mais alto, em relação ao da aposentadoria comum;
- Diversas profissões podem se encaixar na aposentadoria especial.
Quem poderá solicitar a Aposentadoria Especial?
Aqueles que já trabalharam em um ambiente com atividades prejudiciais à saúde podem receber a Aposentadoria Especial.
Contudo, será preciso que os trabalhadores cumpram determinados requisitos, quanto ao tempo de exposição e de contribuição a essas condições, conforme descrito em lei.
Vale ressaltar que cada modalidade possui requisitos específicos, e o tempo de contribuição e exposição às condições especiais também podem variar de acordo com a atividade realizada.
Além disso, também será preciso consultar as normas previdenciárias em vigor para identificar se houve alterações nas regras.
Quais são os requisitos para solicitar?
Para solicitar a Aposentadoria Especial é necessário que você cumpra alguns requisitos, sendo eles:
- Atividade de médio risco: é necessário que você possua no mínimo 58 anos, e 20 anos de atividade comprovada;
- Atividade de alto risco: é necessário que você possua no mínimo 55 anos, e 15 anos de atividade comprovada;
- Atividade de baixo risco: é necessário que você possua 60 anos, e 25 anos de atividade comprovada.
Como solicitar a Aposentadoria Especial?
Caso você atenda aos pré-requisitos e deseje aproveitar o benefício, é possível solicitar a abertura da Aposentadoria Especial de duas maneiras.
Assim, você pode contratar o benefício através de um posto de atendimento do INSS ou então pela internet. Confira a seguir o passo a passo completo:
Primeiramente, você deverá ligar para o número 133 e agendar um atendimento com um especialista da Previdência Social;
Será preciso que você esteja com os seus principais documentos em mãos, na data do atendimento;
Caso vá solicitar através da internet, confira se já preenche as solicitações necessárias, e realize o requerimento pelo site “Meu INSS”, ou através do aplicativo;
Se você não possuir um cadastro ativo na ferramenta, basta criar o seu na hora, além do processo ser bem fácil podendo ser realizado em poucos cliques.