Confira agora o calendário de pagamento do Auxílio Gás atualizado, veja o valor e quais serão as regras para participar.
O Auxílio Gás prosseguirá com os pagamentos no mês de fevereiro de 2023, e os benefícios do programa continuarão sendo pagos a cada dois meses.
Além disso, as datas do pagamento serão estipuladas a partir do último dígito do Número de Identificação Social (NIS).
O programa realizará pagamentos de 100% do valor médio do botijão de gás de cozinha de 13kg, com base nos cálculos da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Dessa forma, o valor disponibilizado através do programa pode variar.
O Auxílio Gás teve a sua criação com a finalidade de reduzir os impactos consequentes da alta inflação do gás de cozinha para as famílias em condição de vulnerabilidade social.
Dessa forma, de 2 em dois 2 meses será disponibilizado um pagamento para as famílias do BPC e do Auxílio Brasil.
Assim, o Vale Gás costuma ter os seus pagamentos de maneira bimestral, e o reajuste do valor é realizado antes de cada pagamento através do levantamento feito pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Quem terá acesso ao Vale Gás 2023?
Para ter acesso ao Vale Gás 2023, é necessário que as famílias que desejam receber o benefício do governo federal estejam com o cadastro no Cadúnico atualizado.
Dessa forma, não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição no programa. Confira a seguir quais são os grupos que receberão o pagamento:
- Famílias que possuírem em sua composição pessoas residentes na mesma moradia, que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas ou não no Cadastro Único;
- Famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal menor, ou igual a meio salário-mínimo (per capita), além de famílias que participam de programas de transferência de renda executados pelas três esferas de governo;
Dessa forma, o governo irá selecionar as famílias que participarão do Programa Auxílio Gás, de acordo com os seguintes critérios:
- É preciso possuir menor renda per capita;
- Será necessário ter maior quantidade de membros na família;
- É importante estar com os dados do Cadastro Único atualizados nos 24 meses anteriores;
- Disponível para participantes do Programa Auxílio Brasil;
- Disponível também para pessoas com cadastro qualificado pelo gestor através do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.
Vale lembrar que o Ministério da Cidadania ressaltou que será feita uma revisão de cadastro e de elegibilidade de forma bimestral.
Contudo, ainda que a família tenha recebido aprovação para receber o pagamento, o benefício ainda pode ser impedido ou cancelado, caso haja inconsistência nas informações ou se família não se enquadrar mais nas regras estipuladas.
Como será o recebimento do Auxílio Gás?
Para saber como receber o Auxílio Gás, continue a seguir e confira as principais informações.
O valor do benefício do Auxílio Gás será disponibilizado na conta digital ou bancária, e caso os participantes não possuam acesso a uma dessas opções de conta, automaticamente será aberta uma poupança social digital da Caixa.
O saque do Auxílio Gás poderá ser realizado nas correspondentes Caixa Aqui, lotéricas e terminais de autoatendimento, com a mesma senha e cartão atuais.
Vale lembrar, que o benefício é pago no mesmo dia do Auxílio Brasil.
Dessa forma, serão disponibilizados 120 dias para realizar o saque do benefício, a partir da data em que o valor foi liberado.
Contudo, para as famílias que possuem inscrição no Cadastro Único, o pagamento do programa do Auxílio Gás será concedido ao Responsável Familiar, de preferência à mulher, devendo ser ela indicada no cadastro.
Para famílias que não têm inscrição no Cadastro Único com participantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC), o pagamento será liberado para o titular do benefício assistencial ou então, para o seu Responsável Legal.
Quais serão as datas do Vale Gás no ano de 2023
As datas de pagamento do Vale Gás Nacional para o ano de 2023 já foram publicadas, e o pagamento do benefício acontecerá em conjunto com o depósito do Bolsa Família, utilizando, em vista disso, o mesmo calendário.
Para descobrir se foram classificados elegíveis ao Auxílio Gás, os participantes do Programa do Auxílio Brasil podem realizar a consulta através do CPF, por meio do aplicativo do programa social, criado pela Caixa.
Vale lembrar que o aplicativo do Auxílio Brasil pode ser instalado em dispositivos Android e iOS. Todavia, o pagamento dos valores seguirá a ordem do dígito final do NIS, da mesma forma que é realizado o pagamento do benefício social.
Calendário do Vale-Gás
Como citamos anteriormente, o Auxílio Gás será pago de forma bimestral, ou seja, serão disponibilizadas 6 parcelas no decorrer de 2023.
Para saber o dia em que o benefício será liberado na conta, a família deve verificar qual é o último dígito do seu Número de Identificação Social (NIS), que fica impresso no cartão.
Confira a seguir o calendário do Vale Gás do ano de 2023: