Confira a seguir como solicitar o benefício Tarifa Social

Descubra a seguir como solicitar o benefício Tarifa Social e aprenda como minimizar os custos de água e luz.

Anúncios

As Tarifas Sociais de energia e água oferecidas pelo governo podem trazer uma série de facilidades através dos descontos que são liberados para os consumidores enquadrados na Subclasse Residencial Baixa Renda.

Instituído pelo Governo Federal, o programa trata-se de um auxílio para famílias que encontram-se em situação de baixa renda, e foi criado para que as pessoas possam ter suas contas de energia e água reduzidas e, com isso, passarem a ter melhor qualidade de vida.

Para participar do programa e receber o benefício Tarifa Social, é extremamente importante que você conheça as exigências, o passo a passo para se cadastrar, e quais são os documentos necessários.

Assim, o incentivo financeiro e a redução das tarifas será garantido, além de ser possível contar com maior disponibilidade de renda.

Continue a seguir e descubra como realizar o cadastro no benefício de Tarifa Social de energia e água de forma prática e rápida e veja quais são os documentos necessários para solicitar.

Conteúdos que podem te interessar:

Como solicitar o benefício Tarifa Social?

Para aqueles que desejam realizar o cadastro no benefício Tarifa Social saiba que é bem prático e fácil, e para trazer ainda mais praticidade para você realizar esse processo preparamos um passo a passo. Confira a seguir.

O primeiro passo para realizar o cadastro e estar recebendo o benefício é ter os seus dados atualizados no CadÚnico;

Assim, é necessário que um dos integrantes da família peça a inclusão de sua casa na classe de baixa renda e verifique a possibilidade de receber o auxílio;

Para realizar o processo é necessário que o beneficiário fale através do telefone com a empresa responsável pelo fornecimento da energia ou da água;

Feito isso, será preciso também solicitar informações referente aos processos, documentos e o que será necessário para finalizar o cadastro;

Caso você e/ou sua família ainda não estejam inseridos no Cadastro Único, é necessário realizar esse processo com antecedência para que assim, você consiga a contemplação do benefício;

Para realizar a abertura do seu Cadúnico ou atualizá-lo basta se dirigir até um CRAS ou na prefeitura da sua cidade e solicitar o cadastro. Confira aqui o passo a passo detalhado.

Quais são os documentos solicitados para se cadastrar no benefício Tarifa Social?

Para realizar o pedido do benefício Tarifa Social confira a seguir quais são os documentos exigidos.

É necessário estar com o CPF e documento de identificação oficial com foto em mãos;

É preciso possuir o código da residência consumidora de água ou luz que irá ser cadastrada no programa;

Estar com o número de identificação (NIS) ou então o Código Familiar no Cadastro Único;

Esteja com uma cópia da conta de água ou de luz;

Em caso de famílias que utilizam continuamente aparelhos e alimentos refrigerados, é preciso apresentar o relatório e atestado assinado por profissional médico;

E outros.

Como saber se já estou inserido no programa?

Para descobrir se você já está cadastrado no programa Tarifa Social é bem fácil, basta contatar a empresa de energia ou água, informando o seu número de identificação social.

Assim, a instituição irá realizar a confirmação do cadastramento no banco de dados do Governo Federal.

Veja como realizar a transferência da Tarifa Social em caso de mudança de residência

Caso você mude de endereço, para realizar o cadastro da nova residência e manter o benefício de tarifa social da luz ou água, é necessário que o representante da família procure a distribuidora da cidade e solicite a mudança do endereço.

Também é possível realizar o pedido da troca através da central de relacionamento no telefone (0800) ou de forma presencial, de acordo com a preferência do beneficiário.

Ajude outras pessoas, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais:
Portal Magnific
Portal Magnific

Portal de informações sobre diversos assuntos relacionados a finanças, nosso dever é fornecer as noticias mais atuais de forma verdadeira e simplificada!

0

Aguarde um momento…