Conheça agora o Aplicativo Identidade Digital e veja como funciona

Descubra a seguir as principais informações sobre o Aplicativo Identidade Digital e confira como utilizá-lo.

Anúncios

Através da nova Identidade Digital será possível contar com um aplicativo que permitirá ter acesso a todas as suas informações pessoais de forma prática, seja para o seu smartphone Android ou iOS, assim, você poderá acessar o seu RG de forma 100% digital.

Dessa forma, além da versão do aplicativo, a Identidade Digital será disponibilizada também em uma versão física com um QR Code, que inclusive poderá ser chamado de código MZR.

Todavia, a identidade só será obrigatória no ano de 2032.

Através do Aplicativo Identidade Digital, você pode contar com muita praticidade e agilidade em seu dia a dia.

No entanto, vale ressaltar que a princípio, o aplicativo da Identidade Digital só pode ser usado em alguns estados do Brasil.

Os estados que já podem ter acesso ao app são: São Paulo, Pará, Goiás, Rio de Janeiro, Alagoas, Paraíba e Distrito Federal.

Para conhecer mais informações, continue a seguir, descubra quais são as demais características e veja como instalá-lo.

Confira as principais informações

O Aplicativo Identidade Digital veio para substituir o RG impresso e, dessa forma, você poderá utilizá-lo em todo o território nacional. Assim, ele irá permanecer com o mesmo valor jurídico do documento de papel.

Como citamos acima, com o app será possível ter acesso à muito mais praticidade e agilidade, pois você poderá utilizar o documento oficial com todos os seus dados pessoais na palma da sua mão.

Quem se interessar em fazer o novo RG digital terá que possuir o documento físico atualizado para se cadastrar. E caso você já possua, conheça no tópico a seguir como utilizar o aplicativo da Identidade Digital.

O que será diferente com a nova Identidade Digital?

  • O RG substituirá o Passaporte em alguns países do Mercosul pois haverá a implementação do MRZ (numeração impressa no passaporte);
  • Acesso disponível à carteira de identidade digital por meio do Gov.br;
  • A autenticidade poderá ser verificada por QR code, até mesmo sem internet, portanto, apenas o CPF já será considerado;
  • É possível incluir dados de saúde em seu documento no momento da emissão, como o grupo sanguíneo e diversos outros;
  • Será único o visual do documento em todo o país.

Como será a emissão da nova Identidade Digital?

Todas as pessoas que quiserem solicitar o novo documento com QR Code, precisarão comparecer à Secretaria de Segurança Pública do estado ou cidade de onde moram.

Todavia, moradores do estado de São Paulo podem procurar um Poupatempo.

Como a emissão da nova Identidade Digital está acontecendo aos poucos, não se esqueça de se informar junto a Secretaria de Segurança do seu estado se a identidade já está disponível antes de sair de casa.

Assim, você precisará fazer uma visita presencial, com os seguintes documentos em mãos: certidão de nascimento ou casamento e o “RG antigo”.

Após realizar o processo de cadastro na base de informações do governo, você receberá uma data de retorno, para que possa pegar o novo documento, que é emitido em um papel diferenciado.

Como ter acesso ao Aplicativo Identidade Digital?

Conheça a seguir o passo a passo para ter acesso ao Aplicativo Identidade Digital de forma prática.

Como citamos acima, para utilizar o app é necessário que você já possua a nova versão da Identidade Digital com QR Code;

Feito isso, basta procurar por “Identidade Digital” junto à sigla do seu estado em sua loja de aplicativos, seja Play Store, ou App Store;

Assim, será necessário escanear o documento RG (a parte de dentro do documento);

Em seguida, o app vai pedir o reconhecimento facial para confirmar a sua identidade.

Ajude outras pessoas, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais:
Portal Magnific
Portal Magnific

Portal de informações sobre diversos assuntos relacionados a finanças, nosso dever é fornecer as noticias mais atuais de forma verdadeira e simplificada!

0

Aguarde um momento…