INSS: Veja como funciona e aprenda sacar seu benefício

Com certeza pelo menos uma vez você já ouviu falar sobre o INSS, mas você sabe realmente como esse benefício funciona? 

Anúncios

Esse órgão é o maior responsável por disponibilizar os benefícios previdenciários dos trabalhadores no Brasil, como por exemplo a aposentadoria. 

Por esse motivo, ele se torna parte do dia a dia das empresas e dos empregados, já que o pagamento desse imposto é obrigatório e está previsto na legislação trabalhista do Brasil. 

Por ser uma obrigação trabalhista, as empresas precisam se atentar ao recolhimento e ao cálculo do INSS na folha de pagamento. 

Em contrapartida, por conter muitas normas e regras, muitos dos trabalhadores só conseguem ver esse desconto na folha, mas nem sabem o porquê dele ocorrer.

O que é o INSS?

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é o responsável por efetuar o pagamento da aposentadoria e dos demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, exceto dos servidores públicos.

Para conseguir ter acesso ao benefício, o trabalhador deverá pagar uma contribuição mensalmente por um período determinado ao INSS, essa contribuição irá variar de acordo com o tipo de aposentadoria do contribuinte.

Caso você já seja aposentado ou pensionista do INSS e receba o benefício em uma conta da Caixa Econômica, agora poderá ter acesso a vantagens exclusivas. 

Além de ter a possibilidade de poder usar o seu cartão da conta para movimentar o valor do benefício, com capacidade de saque parcial e o uso da função débito para compras e pagamentos, ainda pode contar com condições diferenciadas e taxas reduzidas para aquisição de produtos de crédito.

A Caixa Econômica é quem atua como Agente Operador no Pagamento de Benefícios do INSS, como administração do Ministério do Trabalho e Previdência. 

Conteúdos que podem te interessar

Quem tem direito ao INSS?

Para ter direito de acesso ao INSS, é necessário que os solicitantes sejam segurados da Previdência Social, é obrigatório que também possuam idade acima de 16 anos, ou seus representantes legais.

Para está recebendo o benefício do INSS, basta se dirigir até um dos canais de atendimento da Caixa Econômica, com seu documento de identificação oficial com foto, seu cartão magnético da Previdência Social e digitar a sua senha.

Vale alertar que o cartão magnético é para uso pessoal e não pode ser usado por outra pessoa a não ser o próprio dono, cabendo ao titular zelar por sua guarda e bom uso para evitar fraudes.

Como é feito o cálculo do INSS 2022?

O cálculo do INSS 2022 analisa a tabela orientada pela Portaria Interministerial MTP/ME N°12, que presume os reajustes dos cálculos e salários de contribuição.

Desde o ano de 2020, o INSS considera um cálculo crescente, baseado na faixa salarial.

É utilizado a alíquota, dentro de cada faixa, levando em consideração as parcelas do salário, e no final é realizada a soma de cada parcela, para chegar ao resultado  final do desconto. 

Como efetuar o saque do INSS?

Para efetuar o saque do seu benefício do INSS é necessário ter em mãos seu cartão previdenciário e sua senha pessoal, o saque pode ser feito em uma sala de Autoatendimento Caixa Econômica, correspondente CAIXA AQUI ou Unidade Lotérica, de acordo com o limite de pagamento oferecido por esses canais.

O saque também pode ser feito diretamente em uma agência da Caixa Econômica, para isso você precisa estar com seu documento de identificação oficial com foto em mãos.

Calendário de pagamento completo 2022

Para ter acesso ao calendário de pagamento completo do INSS atualizado 2022 acesse o botão abaixo:

Ainda precisa de ajuda?

Caso ainda precise de ajuda ou alguma informação referente ao seu benefício do INSS, basta entrar em contato com a Caixa pelo seguinte telefone: 0800 726 0207

Ajude outras pessoas, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais:
Portal Magnific
Portal Magnific

Portal de informações sobre diversos assuntos relacionados a finanças, nosso dever é fornecer as noticias mais atuais de forma verdadeira e simplificada!

0

Aguarde um momento…