PIS: Veja agora quem tem direito e confira mais informações

Veja agora mesmo mais informações atualizadas sobre o PIS 2023

Anúncios

PIS confira aqui agora quem tem direito, saiba como consultar seu saldo sem sair de casa e veja mais informações importantes sobre esse benefício da Caixa Econômica.

O PIS (Programa de Integração Social) é um programa da Caixa Econômica Federal que dá direito a um abono salarial todos os anos para alguns grupos de pessoas.

Esse benefício foi criado no ano de 1970, nessa mesma época, também foi criado o Pasep (Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público), esse porém é voltado para funcionários públicos, mas também funciona de maneira bem similar ao Pis. 

Como esses programas foram criados em uma mesma época , é bem frequente ouvir diversas pessoas falando do “PIS-Pasep”, como se fosse um programa só. 

Mas na realidade não é bem assim que funciona, um é voltado para trabalhadores de empresas privadas e o outro é para trabalhadores de governos em geral e empresas públicas.

Entenda o que é o PIS

O PIS é um programa da Caixa Econômica Federal em que empresas privadas depositam uma contribuição para um fundo ligado aos seus funcionários todos os meses. 

Esse dinheiro do benefício vai para o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), que realiza o pagamento de benefícios como o abono salarial e o seguro-desemprego.  

Já no primeiro emprego com carteira assinada do trabalhador é feito o cadastro do mesmo no programa,com isso não é necessário realizar um novo cadastro para cada troca de emprego.

É disponibilizado todos os anos um abono salarial para grupo de pessoas, esse abono funciona como um 14º salário, porém não é todo mundo que tem direito a esse dinheiro, confira a seguir quem pode receber esse benefício.

Quem pode receber o abono salarial do PIS?

Para receber o abono salarial do PIS é necessário ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior antes da solicitação, é preciso também ter recebido em média até dois salários mínimos por mês e estar com inscrição feita no PIS por no mínimo 5 anos.

O valor máximo para pagamento do benefício é de um salário mínimo, o cálculo é realizado conforme o tempo em que você trabalhou com sua carteira assinada. 

Por exemplo: Caso você tenha trabalhado por 12 meses, o valor do abono salarial será de um salário mínimo, porém, se você trabalhou por apenas um mês, então o cálculo será equivalente a esse tempo.

Quem tem direito ao PIS?

Para saber se você tem direito ao PIS é necessário consultar em um dos seguintes lugares abaixo:

  •  Aplicativo da Caixa Econômica Federal (Caixa Trabalhador);
  •  Pelo telefone de atendimento 0800 726 0207
  •  Nos postos da Superintendência Regional do Trabalho (as antigas DRTs). 

Para realizar o saque do seu abono salarial do PIS você pode utilizar o Cartão Cidadão junto com sua senha cadastrada, tendo o cartão em mãos basta ir até os terminais de autoatendimento da caixa, Correspondentes Caixa Aqui ou lotéricas.

Caso ainda não tenha o seu Cartão Cidadão em mãos, o saque poderá ser realizado diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Para fazer o saque basta levar o seu documento de identificação, como por exemplo RG ou CNH.

Para quem já possui conta corrente na Caixa receberá o valor depositado diretamente na conta. Para isso é necessário ter um saldo superior a R$1,00 e movimentação ativa na conta. 

Como saber o número do PIS?

Para saber o seu número do PIS é super simples e fácil, caso você já possua cadastro no PIS ou no Pasep, o número estará na sua carteira de trabalho. 

O número também aparece no seu recibo de pagamento de salário ou no contracheque, além de também está disponível no extrato do FGTS e no Cartão Cidadão.

Caso você não encontre o número do seu PIS em nenhuma das opções citadas anteriormente será necessário consultar nas seguintes formas:

  • PIS: em uma agência da Caixa, levando um documento com foto
  • Pasep: em uma agência do Banco do Brasil, com RG e CPF.

Calendário de pagamento do PIS 2023

Calendário de pagamento do PASEP 2023

Ainda precisa de ajuda?

Caso ainda precise de alguma ajuda ou informação sobre o PIS, basta ligar no telefone de atendimento da Caixa 0800 726 0207.

Ajude outras pessoas, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais:
Portal Magnific
Portal Magnific

Portal de informações sobre diversos assuntos relacionados a finanças, nosso dever é fornecer as noticias mais atuais de forma verdadeira e simplificada!

0

Aguarde um momento…