Auxílio Brasil: veja as 6 situações que podem te excluir do Cadastro Único

Descubra as 6 situações que podem te excluir do Cadastro Único e Auxílio Brasil.

Anúncios

O Cadastro Único, que pode se titularizar como CadÚnico, é conhecido por disponibilizar diversos benefícios comunitários e atualmente segue sendo a primeira forma para recebimento de outras rendas do Governo Federal.

Os programas de renda disponibilizados são: o Auxílio Gás, Auxílio Brasil, Casa Verde e Amarela, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, Carteira do Idoso e outros.

Para evitar uma possível exclusão do CadÚnico, devemos afirmar que é preciso ter muita atenção, pois caso isso aconteça, o beneficiário irá perder o acesso a todos os programas de renda que está associado.

Isso acontece porque o CadÚnico é o programa do governo que tem como objetivo identificar a população que se encontra em vulnerabilidade social e destinar qual tipo de benefício cada pessoa irá receber, conforme as regras da plataforma.

Descubra a seguir quais são as 6 situações que podem te excluir do CadÚnico e aprenda como se cadastrar.

Conteúdos que podem te interessar:

Cadastro Único, o que é?

Para quem não conhece, o Cadastro Único constitui um sistema cauteloso que promove diversas facilidades para o público que possui baixa renda, porém é necessário seguir algumas regras.

Trata-se de uma categoria de banco de dados do Governo Federal que conta com a análise e coleta de dados nos meios estaduais, municipais e federais. Por meio dele ocorre a inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade nos programas disponibilizados.

Quem pode fazer a inscrição no CadÚnico?

Para se inscrever no CadÚnico é necessário informar uma lista de informações tanto pessoais, quanto de cada membro familiar, desde que more na mesma casa.

Também será preciso que a família informe uma renda mensal de até meio salário mínimo por indivíduo ou três salários mínimos como renda familiar.

Caso a família se enquadre nos requisitos solicitados, o primeiro passo será se dirigir até o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais perto de você. Para isso veja as informações a seguir:

  • É necessário que o responsável faça parte da família, more na mesma casa e tenha no mínimo 16 anos;
  • É preciso informar um comprovante de residência atual (dos últimos três meses) que poderá ser conta de energia ou água. Os dados devem ser sempre atualizados em caso de qualquer mudança;
  • Para o responsável pela família, de preferência que seja mulher, é preciso informar o CPF ou Título de Eleitor (exceto os casos de responsáveis por famílias quilombolas e indígenas que pode ser apresentado qualquer um dos documentos a seguir).

Para os outros membros da família é preciso apresentar pelo menos um destes documentos:

  • Certidão de casamento;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de CPF;
  • Carteira de identidade (RG);
  • Certidão administrativa de nascimento do indígena (RANI);
  • Título de eleitor;
  • Carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS).

Quais são as 6 situações que podem te excluir do Cadastro Único?

Confira a seguir quais são as 6 situações que podem te excluir do Cadastro Único e fazer com que você perca o acesso aos programas de renda disponibilizados pelo Governo.

  • Falecimento de membros da família;
  • Informações falsas dadas ao sistema;
  • Exclusão após haver decisão judicial;
  • Negar informações da família;
  • Omitir informações para o Cadastro Único;
  • Falta de localização da família por um período de 48 meses ou mais, que serão contados a partir do dia da inclusão ou atualização mais recente;

Para evitar a exclusão, siga os passos acima e mantenha sempre os dados atualizados anualmente, em casos de mudanças na estrutura familiar ou no máximo, a cada dois anos.

Como se inscrever no CadÚnico?

Caso você atenda os requisitos informados acima, para se inscrever no CadÚnico é bem simples e fácil.

Para isso basta acessar aqui e seguir todas as informações de instrução para realizar o cadastro.

Ajude outras pessoas, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais:
Portal Magnific
Portal Magnific

Portal de informações sobre diversos assuntos relacionados a finanças, nosso dever é fornecer as noticias mais atuais de forma verdadeira e simplificada!

0

Aguarde um momento…