Auxílio Gás: Veja como solicitar o seu benefício

Veja agora mesmo mais informações atualizadas sobre o Auxílio Gás

Anúncios

Veja agora o que é o Auxílio Gás, saiba quem tem direito a esse benefício do governo e descubra como se cadastrar.

O Auxílio Gás será pago com limite de 1 benefício por família, em meses variados, no valor equivalente a R$52,00, que representa cerca de 50% da média do preço de referência nacional do botijão de gás de 13 kg.

O valor do benefício será liberado via conta digital ou bancária.

Caso o beneficiário não possua acesso a nenhuma dessas opções de conta, será aberta de forma automática, uma conta poupança social digital, quando possível.

A validade da parcela do benefício Auxílio Gás é de 4 meses, esse período é contado da data em que for disponibilizado o auxílio na opção de pagamento.

O pagamento do benefício Auxílio Gás poderá ser acumulado com outros benefícios tais como, auxílio emergencial e bolsas do Programa Auxílio Brasil.

Os valores movimentados pelo benefício do Auxílio Gás não serão contados como renda no seu Cadastro Único.

Feita a inclusão da família no Auxílio Gás, o benefício será registrado no sistema eletrônico.

Com base nas informações do Cadastro Único e nos bancos de dados do Benefício de Prestação Continuada. 

Conteúdos que podem te interessar

O que é o Auxílio Gás?

O Auxílio Gás é um programa de auxílio na compra do gás de cozinha, esse benefício é voltado para famílias que possuem baixa renda.

Porém, famílias com mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência têm preferência no recebimento desse auxílio.

O Programa é gerenciado pelo Ministério da Cidadania, que é hoje o responsável pelo envio dos recursos para pagamento do Auxílio Gás. 

A Caixa Econômica é hoje responsável por realizar o pagamento do Auxílio Gás para as famílias selecionadas pelo Ministério da Cidadania.

Além disso a Caixa também disponibiliza canais de atendimento aos beneficiários que tenham dúvidas sobre o saque do Auxílio.

Quem tem direito ao Auxílio Gás?

Para ter acesso ao benefício do Auxílio Gás é necessário que os solicitantes se encaixem nas exigências feitas pelo Governo Federal. 

Confira a seguir quais são as famílias que têm direito para receber esse benefício:  

  • Famílias que possuem inscrição no CadÚnico, com renda familiar menor ou igual a meio salário-mínimo mensal por pessoa, incluindo famílias que recebem benefícios de programas do governo;
  • Famílias que possuam alguma pessoa que more na mesma casa, que receba o benefício de prestação continuada da assistência social, com inscrição feita ou não no Cadastro Único.

Terão acesso priorizado ao Auxílio Gás as famílias que possuam mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Como se cadastrar no Auxílio Gás?

Para ter acesso ao Auxílio Gás é necessário ter cadastro atualizado no CadÚnico, caso não possua, você deverá solicitar a sua inscrição no Cadastro Único, que é a porta de entrada para os benefícios sociais do Governo. 

O cadastro é feito presencialmente em todo Brasil. Você precisa manter as informações de toda a sua família sempre atualizadas para ter acesso aos benefícios.

Para saber como fazer sua inscrição no Cadastro Único acesso o botão abaixo e veja o passo a passo:

Como saber se fui aprovado para receber o Auxílio?

É possível fazer a consulta da situação do benefício pelo aplicativo do Auxílio Brasil,  Caixa Tem ou Atendimento Caixa Econômica pelo telefone 111.

Sendo que, em caso de dúvidas, você deverá entrar em contato com o Ministério da Cidadania pelo telefone de atendimento 121.

Qual é o calendário de pagamento?

A primeira parcela do benefício já foi paga, em 27/12/2021.

As próximas parcelas seguirão o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil, ou seja, os pagamentos serão feitos nos últimos 10 dias úteis de cada mês, sendo a data de pagamento atrelada ao final de NIS do beneficiário.

Confira abaixo as datas do pagamento do benefício, esse calendário segue por ordem do dígito final do NIS.

Ainda precisa de ajuda?

Caso ainda precise de alguma informação sobre o Auxílio Gás, basta entrar em contato com a Caixa Econômica pelo seguinte telefone de atendimento 0800 726 0207.

Ajude outras pessoas, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais:
Portal Magnific
Portal Magnific

Portal de informações sobre diversos assuntos relacionados a finanças, nosso dever é fornecer as noticias mais atuais de forma verdadeira e simplificada!

0

Aguarde um momento…